O Banco Central reduziu a taxa básica de juros (Selic) para 6,5% ao ano na semana passada, no pequeno imediatamente inscrito. Há pouco mais de um ano, os juros estavam em 14,25% ao ano. Para que pessoas aplicou em renda fixa na época dos juros mais altos, é hora de resgatar o dinheiro e aplicar em outra coisa?
Myrian Lund, professora da FGV e planejadora financeira. Quanto seu dinheiro vai render no Tesouro Direto? Acesse abaixo que tipo de investimento você tem (fundos, Tesouro, CDBs etc.) e saiba como proceder daqui pra frente. Os investimentos pós-fixados têm seu rendimento atrelado a qualquer índice, como o CDI, a TR e ou o IGP.
Ao investir, a pessoa ainda não domina exatamente qual vai ser o regresso. O rendimento dos investimentos pós-fixados está diretamente conectado ao jeito da taxa básica de juros. Assim, se a Selic está baixa, aplicações como Tesouro Selic, fundos DI e CDBs (que pagam um percentual do CDI) irão render pouco.
A especialista recomenda diversificar suas aplicações. Para os investimentos prefixados, a taxa de juros a ser paga é conhecida na hora da aplicação. Sendo assim, o investidor podes calcular quanto irá obter pela data de vencimento do título. fonte desta matéria investiu em títulos públicos prefixados (Tesouro prefixado, antiga LTN) ou que pagam a modificação da inflação (IPCA) mais uma taxa de juros predeterminada (Tesouro IPCA, antiga NTN-B) por ventura notou ganhos expressivos nos últimos meses.
Esse ganho assim como foi percebido em fundos de investimento que aplicam nesses papéis. A valorização aconteceu devido a da chamada marcação a mercado: no momento em que a taxa de juros cai, o preço do título aumenta, e vice-versa. Este ajuste é feito todos os dias. Como os juros caíram muito nos últimos meses, o preço dos títulos subiu, na mesma proporção. fontes , economistas acreditam que o Banco Central deve fazer somente mais um corte na taxa de juros, pela próxima reunião do Copom, em maio, por ventura pra 6,25% ao ano. Pro investidor que tem esses papéis, ela sugere duas estratégias. A primeira é manter a aplicação até o vencimento e ganhar a taxa de juros contratada pela data da compra dos títulos.
A segunda é vender divisão dos títulos, embolsar os ganhos acumulados e direcionar este dinheiro pra fundos multimercados, que tendem a ser mais rentáveis no momento atual. Quem investiu em CDBs prefixados terá de esperar o vencimento do papel pra remover o dinheiro. Em geral, eles não oferecem circunstância de saque antecipado.
Isto não ou melhor que o investimento feito lá atrás foi um mau negócio. Há cerca de um ano, os CDBs prefixados estavam pagando taxas entre 11% e 14% ao ano, pra vencimentos de um a 5 anos, quer dizer, bem acima da Selic atual. Como as taxas caíram muito, refletindo a queda da Selic, por ventura não valerá a pena renovar esse tipo de aplicação, de acordo com o planejador financeiro Weaker Batista Neto.
O dinheiro para as despesas do cotidiano ou pra cobrir eventos inesperados tem que ser mantido em aplicações pós-fixadas (atreladas ao CDI ou à Selic ) e que tenham liquidez, ou seja, que permitam saques a cada momento. Quanto guardar: O sublime é ter guardado, ao menos, o equivalente a seis meses de salário. clique em meio a próxima página do site pra não perder dinheiro: Fique concentrado a alguns dados, segundo a especialista. Se for obter papéis no Tesouro Direto, procure uma corretora que não cobre taxa de corretagem.